sexta-feira, 2 de maio de 2008

Sabores do Toiro Bravo


Ora aqui está uma notícia de abrir o apetite! Começam hoje em Coruche as "Festas dos Sabores do Toiro Bravo" onde são esperados 50mil visitantes! Além das habituais tasquinhas espalhadas pelo recinto com os tradicionais pratos que espelham do que de melhor se faz na cozinha portuguesa, haverá folclore ribatejano e sevilhanas para animar as hostes!Para além do convívio, a festa pretende dar a conhecer os sabores deste tipo de carne que é um verdadeiro regalo! De certo muitos não partilharão da minha opinião mas de certo que terei um bom número de associados para com esta ideia!

De referir ainda que esta 4ª edição termina no Domingo. Portanto para quem puder e quiser lá dar um saltinho terá um mundo de sabores à sua espera!Uma oportunidade a não perder!


Link para video da notícia:

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={DBF65CE9-673B-410F-A604-4B9F4B39F888}

(para quem quiser ver o video tem de fazer "copiar/colar" o link porque não sei porquê não vai lá directo!)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Alho: Alimento ou Remédio?


O alho é o remédio preferido dos adeptos da terapia com ervas e dos naturopatas. Há cerca de 5 mil anos é usado medicinalmente, sendo considerado , com aprovação médica, uma das plantas medicinais mais versáteis e eficazes.
O alho era conhecido entre os gregos antigos por " rosa de mau cheiro" e pertencente ao mesmo grupo botânico da cebola, da cebolinha , e do alho-poró .
A lista de doenças para as quais o alho te sido receitado e´ bastante extensa. As doenças tratadas vão desde
asma e artrite até bronquite, distúrbios intestinais, dores de dente, picadas de insectos, parasitas, problemas digestivos, problemas de rins, reumatismo, pressão arterial elevada, coqueluche, tuberculose e verrugas, entre outras.
Sabe-se que o alho contém vitaminas B1, B2,C e a provitamina A, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e ingredientes controladores do colesterol.
O alho é de tal ponto importante e rico, que é visto tanto como um alimento como um remédio...

Mais 40% Diabéticos em Portugal

Nos últimos sete anos, aumentou o número de portugueses a sofrer de diabetes, o que representa uma subida de 40% no número de casos.
A doença é um flagelo que afecta mais de 7% da população mundial, sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Estima-se que dez em cada 100 portugueses sejam atingidos pela diabetes.
Por sua vez, cerca de 300 mil portugueses não sabem que têm diabetes, visto que a doença é silenciosa e pode permanecer assintomática por muito tempo.
Em Portugal, a diabetes tipo II é a mais frequente, atingindo principalmente os adultos, embora exista cada vez mais casos de crianças e jovens com este tipo de diabetes.


Disturbios alimentares são a sua principal causa...

Suplemento alimentar


Embora um regime alimentar adequado e variado possa em circunstâncias normais fornecer a um ser humano todos os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento e á sua manutenção num bom estado de saúde nas quantidades estabelecidas e recomendadas por dados científicos geralmente aceites, alguns inquéritos revelam que esta situação ideal não está a ser alcançada em relação a todos os nutrientes nem a todos os grupos populacionais.
Devido a um estilo de vida especial ou a outros motivos os consumidores optam muitas vezes por complementar as quantidades ingeridas de alguns nutrientes através do consumo de suplementos alimentares contendo um leque de nutrientes e outros ingredientes bastante variado incluindo entre outros vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, fibras e várias plantas e extractos de ervas.

NUTRIÇÃO


Por definição um nutriente é um constituinte alimentar utilizado pelo organismo capaz de fornecer a energia e ou os materiais necessários à manutenção da vida.Estes nutrientes inserem-se em dois grupos principais:
- Nutrientes energéticos: proteínas ou prótidos, gorduras ou lípidos e glúcidos ou hidratos de carbono;
- Nutrientes não energéticos: minerais e vitaminas .
Os nutrientes do primeiro grupo têm como característica comum o fornecimento de energia ao organismo. Por cada grama os prótidos fornecem 4 kcal, os lípidos 9 kcal e os glúcidos 4 kcal.

Alimentação + exercício = coração saudável


O coração é o único músculo do corpo que nunca pode parar, já que dele depende a nossa sobrevivência.
Ninguém duvida do importante papel que o coração desempenha na vida de um ser humano. Este órgão musculado funciona como uma bomba: ao relaxar,enche-se de sangue oxigenado e, ao contrair-se, expulsa e empurra esse sangue para levar a todos os músculos e órgãos do corpo o oxigénio e os nutrientes de que necessitam para executar as suas funções.
Mas, por outro lado, o coração também precisa de se alimentar, oxigenar e manter em forma,dado tratar-se de um corredor de fundo. A alimentação e o exercício não só beneficiam o coração como mantêm em bom estado o sistema circulatório (sem o qual nada chegaria ao seu destino) e reduzem outros factores de risco coronário.

Nova Roda dos Alimentos


A sua forma circular associa-se ao prato vulgarmente utilizado às refeições, e a sua divisão por grupos permite identificar facilmente qual a proporção com que os alimentos de cada um desses grupos deve estar presente na alimentação diária, incentivando maior consumo dos alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor consumo daqueles que se encontram nos grupos de menor dimensão. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, que devem ser regularmente substituídos entre si de modo a assegurar a variedade alimentar.

Alimentação pobre em fibras e vitamina C


Os dados do estudo sobre a prevalência da obesidade infantil não podiam ser mais preocupantes: 88% das crianças portuguesas fazem uma ingestão insuficiente de fibras presentes nas frutas e nos produtos hortícolas; 97% ingerem açúcares a mais; 45 a 50% ingerem mais colesterol do que o desejável; 20 a 26% têm carência de vitamina C, devido à falta de fruta fresca; e 44% das raparigas e 39% dos rapazes ingerem insuficiente quantidade de cálcio.

Este excesso de gorduras e de açúcares e o aprovisionamento "muito insuficiente" de fibras, vitamina C e cálcio representa um risco muito severo para a saúde infantil.

Há já provas anatómicas (verificadas em autópsias) de formação de placa arterosclerótica (entupimento das artérias) em rapazes a partir da puberdade e nas raparigas um pouco após esta fase de desenvolvimento, fenómeno que se verifica geralmente nos adultos na quarta década de vida. Em Maio passado , a opinião pública e os meios da saúde britânicos ficaram chocados com a notícia da morte, em Londres, de uma criança de 3 anos, devido a insuficiência cardíaca causada pela obesidade. Esta pesava 38 quilogramas, quando deveria pesar 14,5. Fenómeno crescente na Europa e nos Estados Unidos, a obesidade é uma das preocupações da Organização Mundial de Saúde.