quinta-feira, 1 de maio de 2008

Alimentação pobre em fibras e vitamina C


Os dados do estudo sobre a prevalência da obesidade infantil não podiam ser mais preocupantes: 88% das crianças portuguesas fazem uma ingestão insuficiente de fibras presentes nas frutas e nos produtos hortícolas; 97% ingerem açúcares a mais; 45 a 50% ingerem mais colesterol do que o desejável; 20 a 26% têm carência de vitamina C, devido à falta de fruta fresca; e 44% das raparigas e 39% dos rapazes ingerem insuficiente quantidade de cálcio.

Este excesso de gorduras e de açúcares e o aprovisionamento "muito insuficiente" de fibras, vitamina C e cálcio representa um risco muito severo para a saúde infantil.

Há já provas anatómicas (verificadas em autópsias) de formação de placa arterosclerótica (entupimento das artérias) em rapazes a partir da puberdade e nas raparigas um pouco após esta fase de desenvolvimento, fenómeno que se verifica geralmente nos adultos na quarta década de vida. Em Maio passado , a opinião pública e os meios da saúde britânicos ficaram chocados com a notícia da morte, em Londres, de uma criança de 3 anos, devido a insuficiência cardíaca causada pela obesidade. Esta pesava 38 quilogramas, quando deveria pesar 14,5. Fenómeno crescente na Europa e nos Estados Unidos, a obesidade é uma das preocupações da Organização Mundial de Saúde.

Sem comentários: