segunda-feira, 21 de abril de 2008

Que benefícios tem a fruta para o nosso corpo?


As frutas são alimentos protectores, reguladores e activadores das funções vitais. Isto porque a fruta é rica em vitaminas, minerais e fibras, bem como os micronutrientes essenciais, que fazem da fruta um bem tão vital à nossa saúde.

Comer fruta é, por isso, essencial à saúde e bem-estar da população. A acção benéfica dos frutos no nosso organismo é intensa e variada.

Pela sua natureza, a fruta possui uma potente acção preventiva de vários cancros, tem benefícios sobre a flora intestinal e regula o trânsito intestinal, bem como o funcionamento da vesícula biliar. Comer fruta auxilia substancialmente a regulação do colesterol sanguíneo com o consequente benefício em termos de doença cárdio-vascular.

Pela sua elevada densidade nutricional e baixa densidade energética, a fruta torna-se um interessante instrumento na ajuda do controlo de peso e combate da obesidade. Algumas das propriedades protectoras das frutas, nomeadamente a luta contra o envelhecimento precoce e a acção preventiva de vários cancros, devem-se ao elevado nível de antioxidantes.

Estes antioxidantes que combatem os radicais livres são, assim, responsáveis pelas propriedades protectoras que fazem da fruta um bem tão vital à nossa saúde.

As vitaminas A, C e E, que se encontram nas frutas, são os antioxidantes mais conhecidos.

Sem comentários: