sexta-feira, 21 de março de 2008

Cálcio de Produtos Lácteos Reduz a Absorção de Gordura


Um estudo recente demonstrou que o consumo de cálcio derivado de produtos lácteos atenua a resposta lipidíca pós- prandial no sangue e que o mesmo não acontece com suplementos de cálcio.


Os niveis séricos de triacilgliceróis foram 15-19% mais baixos nos indivíduos que ingeriram cálcio de produtos lácteos do que aqueles que consumiram suplementos ou que tiveram ingestões de cálcio mais baixas. Não foram encontrados efeitos consistentes na sensação de apetite, na ingestão energética na refeição subsequente, nem na resposta hormonal pós-prandial.


O mecanismo responsável por este efeito parece ser a diminuição da absorção lipídica que acontece com o fosfato de cálcio dos produtos lácteos, ao contrário do carbonato de cálcio dos suplementos. Outros estudos sugerem ainda que o fosfato de cálcio liga-se aos ácidos biliares e inibe parcialmente a formação de micelas que transportam os lipídos do intestino para a corrente sanguínea. Ainda assim, os autores deste estudo afirmam que outros factores presentes nos produtos lácteos podem também intervir.



Este estudo poderá levantar a seguinte questão: "será que a ingestão de de cálcio derivado de produtos lácteos após as refeições diminui a quantidade de gordura absorvida pelo organismo?"


Pelo menos dá que pensar... Qual a vossa opinião?

Sem comentários: